quinta-feira, 29 de maio de 2014

Deus longânimo e piedoso

"E orou Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe.
E disse: Na minha angústia clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz.
Porque tu me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado por cima de mim.
E eu disse: Lançado estou de diante dos teus olhos; todavia tornarei a ver o teu santo templo.
As águas me cercaram até à alma, o abismo me rodeou, e as algas se enrolaram na minha cabeça.
Eu desci até aos fundamentos dos montes; a terra me encerrou para sempre com os seus ferrolhos; mas tu fizeste subir a minha vida da perdição, ó Senhor meu Deus.
Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do Senhor; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo.
Os que observam as falsas vaidades deixam a sua misericórdia.
Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei. Do Senhor vem a salvação.
Falou, pois, o Senhor ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra seca."

Jonas 2:1-10

"E veio a palavra do SENHOR segunda vez a Jonas, dizendo:
Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e prega contra ela a mensagem que eu te digo.
E levantou-se Jonas, e foi a Nínive, segundo a palavra do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande, de três dias de caminho.
E começou Jonas a entrar pela cidade caminho de um dia, e pregava, dizendo: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida.
E os homens de Nínive creram em Deus; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior até ao menor.
Esta palavra chegou também ao rei de Nínive; e ele levantou-se do seu trono, e tirou de si as suas vestes, e cobriu-se de saco, e sentou-se sobre a cinza.
E fez uma proclamação que se divulgou em Nínive, pelo decreto do rei e dos seus grandes, dizendo: Nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas provem coisa alguma, nem se lhes dê alimentos, nem bebam água;
Mas os homens e os animais sejam cobertos de sacos, e clamem fortemente a Deus, e convertam-se, cada um do seu mau caminho, e da violência que há nas suas mãos.
Quem sabe se se voltará Deus, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos?
E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha anunciado lhes faria, e não o fez."

Jonas 3:1-10

Olá!

A passagem da Bíblia sobre Jonas e a baleia é bem conhecida... Jonas foi designado por Deus para levar uma mensagem a Nínive. Porém, recusou-se a fazê-lo. Como resultado foi lançado ao mar pelos "colegas" do navio e acabou sendo engolido por um grande peixe (acredita-se ter sido uma baleia).

Essa história também era familiar para mim, mas até então eu não havia atentado para o que acontece no capítulo 3...

Jonas pede perdão a Deus, clama por socorro, e a baleia o vomita na terra. Jonas decide então fazer o que Deus lhe havia solicitado... vai a Nínive, anuncia que a cidade seria destruída pela ira de Deus, e com isso, o rei e todos os homens da cidade, jovens e velhos, decidem fazer um jejum e clamar pela misericórdia de Deus.

Mais a frente a bíblia mostra que Jonas se enfurece, pois ficou aguardando a cidade ser destruída como Deus havia dito, porém isso não aconteceu! Deus "se arrependeu" do que havia dito, e pelo sacrifício de jejum e clamor dos moradores da cidade, Deus os dá livramento desse castigo.

Isso nos mostra o quanto Deus é longânimo e piedoso! Mesmo em sua majestade, Glória e soberania, ele não se fecha à oração e clamor dos seus filhos! Mesmo estando em pecado, mesmo não sendo merecedores, Deus atenta seus ouvidos para nós quando verdadeiramente, e de todo coração, clamamos pela misericórdia Dele.

Isso é maravilhoso não? E quase incompreensível para um cristão! 
Afinal, temos a concepção de que Deus não volta atrás (e Ele não volta! A Bíblia diz que Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa!). Mas Deus é, acima de tudo, piedoso e longânimo! Mesmo tendo errado no passado, ele ainda acredita em nós (longanimidade). 

Mesmo sendo merecedores do castigo, se nos arrependemos verdadeiramente, ele nos perdoa (piedade). Isso mostra que Deus nunca se contradiz! A piedade e misericórdia Dele foi maior, sobre os moradores de Nínive, que o castigo outrora prometido.

Se você pecou, não se afaste de Deus! Faça exatamente o oposto: busque-o ainda mais! Ele te conhece, ele te formou, ele sabe das suas fraquezas... e acima de tudo, ele não se fecha ao clamor e ao arrependimento verdadeiros!

"Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus".

Salmos 51:17


Ame

" [35] Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros."   João‬ ‭13:35‬ ‭NVI‬‬ Seja bem v...