terça-feira, 20 de abril de 2010

O MEU DEUS ESTÁ VIVO!

"Então, aqueles homens foram juntos e acharam Daniel orando e suplicando diante do seu Deus. Então, se apresentaram e disseram ao rei: No tocante ao mandamento real, porventura, não assinaste o edito pelo qual todo homem que fizesse uma petição a qualquer Deus ou a qualquer homem, por espaço de trinta dias, e não a ti, ó rei, seria lançado na cova dos leões? (...) Então, o rei ordenou que trouxessem a Daniel, e o lançaram na cova dos leões. (...) E foi trazida uma pedra e foi posta sobre a boca da cova; e o rei a selou com o seu anel e com o anel dos seus grandes, para que se não mudasse a sentença acerca de Daniel. (...) E, pela manhã cedo, se levantou e foi com pressa à cova dos leões. E, chegando-se à cova, chamou por Daniel com voz triste; e, falando o rei, disse a Daniel: Daniel, servo do Deus vivo! Dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões? Então, Daniel falou ao rei: Ó rei, vive para sempre! O meu Deus enviou o seu anjo e fechou a boca dos leões para que me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; e também contra ti, ó rei, não tenho cometido delito algum." Daniel 6:11-12;17-18;19-23.


Fascinante!!!
Foi a palavra que eu escolhi pra expressar meus sentimentos ao ler essa passagem. Oh Deus grande! Oh Deus misericordioso! Não há outro igual. Imaginem só a repercussão de um acontecimento como este na vida das pessoas que presenciaram ou ouviram falar do acontecido: um homem foi condendo a uma morte crue e terrível, a ser devorado por leões famintos, e sobreviveu! Tremendo não? Pois é, o meu Deus faz estas coisas!

Mas talvez, o que mais me chamou atenção nesse versículo, não foi Daniel ter escapado da morte (afinal, eu acredito nesse Deus de milagres, esse Deus do impossível). O que de fato me surpreendeu foi a maneira como o rei se referiu ao Deus de Daniel. Para verificar se o condenado estava vivo ele falou: Daniel, servo do Deus vivo! Essa forma de falar denota que o rei já sabia que o Deus a quem Daniel adorava era diferente dos demais. Ele certamente ficou se indagando o porque de tanta adoração (afinal, o motivo da condenação de Daniel foi ele ter orado e adorado a Deus, e isso era um hábito para ele, fazia parte da sua vida diária), e apesar do desejo de poupar a vida de Daniel, as leis não o permitiam.

Mas, no meio daquela situação difícil, me atrevo a dizer que, de certa forma, o rei já sabia que as orações de Daniel não seriam em vão. O rei acreditava, no fundo do seu coração, no poder de Deus. Antes da condenação o rei falou a Daniel "o teu Deus, a quem tu continuamente serves, te livrará", e mais a frente essa minha teoria se confirma, quando ele diz "servo do Deus vivo".

Eu me pergunto o que fez aquele homem incrédulo, poderoso, admitir o poder e a soberania de Deus, a ponto de chamá-lo de Deus vivo. Mas creio que a própria vida de Daniel foi o que levou o rei a perceber isso. Quando servimos ao Deus vivo, quando oramos e vivemos segundo a vontade dele, há um brilho diferente em nós. Não se engane! As pessoas ao redor percebem. Há uma segurança, uma paz, um contentamento e uma luz sem igual na vida dos que servem a Deus! E numa época daquelas, no meio de tanta idolatria e falsidade, o rei teve a sensibilidade de perceber que Daniel era diferente, porque o Deus a quem ele servia não estava morto, não estava pendurado numa parede ou petrificado num altar, não amigo! Aquele Deus estava vivo! Ele falava com Daniel, ele guardava Daniel, se manifestava através de Daniel, e o melhor, ele poupou Daniel da morte! Que outro Deus poderia fazer isso?

Entregue-se nas mãos do Deus vivo! Por mais difícil que seja a situação que você enfrentar, ele certamente não vai te desamparar! 

sábado, 3 de abril de 2010

PÁSCOA

Meu Jesus

Qual Jesus você segue?
Qual Jesus você serve?
Se Efésios diz para imitar a Cristo
Então por que você se parece tanto com o mundo?

Porque meu Jesus sangrou e morreu
Ele passava o tempo com os ladrões e os mentirosos
Ele amava os pobres e abordou os arrogantes
Então, qual deles você quer ser?

Bem-aventurados os pobres de espírito
Ou devemos orar para ser abençoados com a riqueza desta terra?
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça
Ou fazemos questão de sentir o gosto deste mundo de areia movediça?

Porque meu Jesus sangrou e morreu por meus pecados
Ele passava o tempo com os ladrões e meretrizes e mentirosos
Ele amava os pobres e os ricos abordou
Então, qual deles você quer ser?

Quem é este que você segue
Este retrato do sonho americano
Se Jesus estivesse aqui, você passaria direito, para o outro lado 
Ou cairia em adoração aos seus santos pés?

Lindos olhos azuis, cabelos castanhos encaracolados e uma tez clara
É como você o vê enquanto ele morre pelos seus pecados
Mas a Palavra diz que Ele foi golpeado e marcado
Ou você perdeu essa parte?
Às vezes eu duvido que nós poderíamos reconhecê-lo

Porque meu Jesus sangrou e morreu
Ele passava o tempo com os ladrões e com os menores de todos
Ele amava os pobres e abordou os arrogantes
Então, qual deles você quer ser?

Porque meu Jesus jamais seria aceito em minha igreja
O sangue e a sujeira em seus pés manchariam o tapete
Mas ele alcançou o sofrimento e menosprezou o orgulho
Acho que ele preferiria a Rua Beale à multidão envidraçada
E eu sei que Ele pode me ouvir se eu chorar em voz alta

Eu quero ser como o meu Jesus!

Não um pôster para a prosperidade americana, mas como o meu Jesus!
Você vê que eu estou cansado de viver de sucesso e popularidade
Eu quero ser como o meu Jesus, mas não tenho certeza se sei o que significa ser como você, Jesus
Porque você disse para eu viver como você, amar como você, mas depois você morreu por mim
Posso ser como você Jesus?
Eu quero ser como o meu Jesus!

Letra da Música My Jesus, de Todd Agnew



A páscoa é um período no qual se celebra a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Muitos relembram o fato narrado na Bíblia, de diversas maneiras: encontros são realizados nas igrejas, peças e musicais são encenados e filmes que retratam a Paixão de Cristo são exibidos. 

Este é um período onde muitos param para refletir, afinal, a morte de Jesus foi a maior demonstração de amor, obediência e sacrifício existente até hoje. O justo sofreu, foi condenado e sacrificado pelos injustos. Sangue inocente foi derramado para que os pecados da humanidade fossem lavados. O holocausto foi feito, e todo aquele que crê na salvação não perecerá, tornando desnecessárias as demais formas de sacrifício em prol da salvação.

No entanto, quero ressaltar algo que muito me toca (por isso decidi postar, hoje, a letra de uma música ao invés de uma passagem bíblica). 
No mundo todo, diferentes maneiras de descrever Cristo são idealizadas. A própria imagem mental que cada um de nós faz deste homem é influenciável, de acordo com costumes, cultura, pela política vigente e pela igreja. Mas o homem que morreu na cruz foi um só: o Filho unigênito, concebido sem pecado, o próprio Deus que se fez homem. Um homem que andava com a escória da sociedade. Um homem que amou o mundo, a ponto de se deixar ser condenado e morto injustamente. Um homem que adorou, obedeceu, honrou e louvou a Deus verdadeiramente, com seus atos, vivendo plenamente a vontade do Pai.

Após tantos anos, acredito que é preciso refletir e vigiar, para não se deixar levar por uma falsa representação de Jesus. Não se trata de um ser intocável, inatingível e soberano, trata-se de um homem humilde, gentil, amoroso e único, que se faz presente e sempre cuida dos seus seguidores, mas que ama, sobretudo, os perdidos, os pecadores, os feridos e humildes.

Não deixe passar nenhuma oportunidade de aprender, ouvir, louvar e meditar sobre esse amor. Mais do que um exemplo a ser seguido, Jesus é nosso Rei, nosso Senhor, e Ele está esperando ansiosamente pelos que precisam dele, isto é, por cada um de nós!

Ame

" [35] Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros."   João‬ ‭13:35‬ ‭NVI‬‬ Seja bem v...